Pages

Tecnologia do Blogger.

09 dicas indispensáveis para professoras de maternal - Pra Gente Miúda


Pra Gente Miúda


Posted: 28 Aug 2013 03:37 PM PDT
Com o objetivo de facilitar o trabalho do professor da turminha do maternal, sugerimos algumas atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar. Aproveite!

Do blog Atividades para Maternal.
atividades para professoras de maternal

• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranquila e gradativa. 

• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada. 

• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto. 

• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. 

• Conte histórias infantis, porém curtas. 

• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo. 

• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem. 

Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos. 

• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça. 

Posted: 28 Aug 2013 02:49 PM PDT
Olá! Hoje vamos aprender como fazer um jogo muito divertido para ajudar na alfabetização de seus alunos usando garrafa pet e pedacinhos de EVA de várias cores. Muito fácil e útil para trabalhar com turmas da educação infantil.
jogo de alfabetização com garrafa pet

Você vai precisar de garrafa pet, EVA de várias cores picotados (pode ser papel também), cartelas com letras, números e palavras. Você pode fazer suas cartelas em papel ou EVA (com pincel) ou imprimir. 
Como que faz?
Pegue todos os pedacinho de EVA ou papel picotados e coloque na garrafa. Coloque também as letras, palavras e números. Feche a garrafa e 'proteja' a tampa com EVA para evitar machucar alguma criança. Se quiser decorar a garrafa por fora fique a vontade.

Como que funciona o jogo?
O jogo funciona como uma espécie de 'pedra, papel e tesoura'. Cada criança fica com uma garrafa e balança até a ordem do educador. Você escolhe uma das 03 opções e diz: 'Letra', 'Número' ou 'Palavra'. Assim que você der a ordem, as crianças param de balançar a garrafa para ver o que apareceu. Quem conseguir achar e responder mais rápido ganha. 
Posted: 28 Aug 2013 01:41 PM PDT
Achei incrível e super fácil de fazer este cavalinho de garrafa pet da revista do Professor Sassá, ótima dica para trabalhar na semana da pátria vocês não acham? A criançada vai se divertir muito! Vamos fazer?
cavalinho com garrafa pet para semana da pátria
Materiais
EVA nas cores: branco, preto, marrom, bege e vermelho; garrafa pet; lã na cor bege; tesoura sem ponta; 2m de corda; cabo da vassoura; cola de contato ou cola quente.


Como que faz?
Dobre a garrafa ao meio e modele para formar a cabeça do cavalo. Amarre as partes com a corda. Recorte o EVA. Cole na peça com a cola de contato. Para a crina, enrole 30 vezes a lã em cinco dedos. Amarre o centro e corte as laterais para separar os fios. Para a franja, enrole 10 vezes a lã em quatro dedos. Amarre seguindo o passo anterior e cole na peça. Encaixe o cabo de vassoura no gargalo da garrafa.
Posted: 28 Aug 2013 01:20 PM PDT
A semana da pátria já é na semana que vem... se você quer aprender a fazer um cavalinho para a turma brincar de D. Pedro I, hoje vamos ensinar como fazer isto usando uma caixa de papelão, pode ser uma caixa de cereal ou outra caixa mais ou menos do mesmo tamanho.
como fazer um cavalinho com caixa de papelão
Pra fazer o cavalinho de D. Pedro I com caixa de papelão você vai precisar de uma caixa vazia, um cabo de vassoura e tiras de papel ou EVA para fazer a clina, orelhas, olhos e boca. 

Como que faz?
Em primeiro lugar abra a caixa toda. Depois marque a parte que vai ser vincada, cortada e dobrada para fazer o pescoço do cavalinho. Você vai virar a caixa do avesso, colando as partes e arrematando o pescoço como mostra a foto. Cole bem. Depois Marque um círculo para colocar o cabo de vassoura e recorte. Cole as orelhas a clica e demais detalhes! Upa, upa cavalinho!!! 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...