Pages

Tecnologia do Blogger.

Plano de aula - É dançando que se aprende! - Pra Gente Miúda


Pra Gente Miúda


Posted: 05 Aug 2013 08:02 PM PDT
O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. 
plano de aula para conhecer e valorizar as possibilidades do corpo

Este planejamento de educação infantil é apropriada para se trabalhar no mês de agosto, por ocasião do folclore e tem por objetivo conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo e  comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos.

Conteúdos específicos
Expressividade / Dança 

Ano 
As atividades aqui propostas podem ser adaptadas para a pré-escola.

Tempo estimado 
20 a 30 minutos 

Material necessário 
Pedaços de tecido leve (quadrados de 50x50 cm) 
Aparelho de som 

Espaço 
Uma sala grande. Se não houver um espaço sem móveis, prepare a sala antes, afastando mesas e cadeiras, privilegiando o espaço central. A música é muito importante e a cada momento da atividade vamos apresentar uma sugestão.

Desenvolvimento da atividade 
As crianças e você também - devem estar descalças e usando roupas confortáveis! 

1 - Comece reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa Virou, ou outra cantiga de roda... Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, proponha que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente. Você pode enriquecer a brincadeira, sugerindo: 
- O meio da roda é uma piscina! 
- O meio da roda é uma grande gelatina! 
- O meio da roda é um tapete de grama! 

2 - Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais. Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela... 

Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar. 

Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão... 
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo... 
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga... 

Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta... 
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão... 

Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos... 

Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas... 

3 - Distribua para as crianças os pedaços de tecido coloridos, um para cada um. É importante que eles sejam leves e que produzam movimento ao serem agitados pelas crianças. Deixe que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar. 

4 - Sempre ao som de uma música, sugira uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo: 
- com a cabeça 
- com a barriga 
- com o braço 
- com o cotovelo 
- com os pés 
- com as costas 
- com o bumbum 
- com as palmas das mãos etc. 

5 Para terminar, um gostoso relaxamento. Organize as crianças em duplas e ofereça a elas uma bolinha de algodão ou mesmo um rolinho de pintura, como os usados nas atividades de Artes Visuais. Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada. 

Avaliação 
A avaliação que mais deve interessar o professor não é aquela que compara diferentes crianças, mas a que compara uma criança com ela mesma, dentro de certo período de tempo. Assim, o professor tem na observação o melhor instrumento para avaliar a aprendizagem dos pequenos: eles participaram da atividade? Em qual momento se envolveram mais? O que foi mais desafiador para cada criança? E para o grupo? Essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as próximas atividades, mantendo ou modificando suas propostas dentro do campo de experiências do Movimento para as crianças.

Posted: 05 Aug 2013 05:39 PM PDT
E por falar em folclore... vamos ver como trabalhar mais uma cantiga de roda: agora é a vez de "Caranguejo não é peixe'.

Caranguejo não é peixe, 
Caranguejo peixe é; 
Caranguejo só é peixe 
Na enchente da maré.

Trabalhando a cantiga com pratinhos descartáveis
Que tal fazer trabalhar a cantiga com artes feitas com pratinhos de papel? Aproveite o gancho para conscientizar as crianças sobre a necessidade de preservação dos animais, cuidar dos rios, do mar... 
atividade para trabalhar cantiga de roda

Peixinhos feitos com pratinhos plásticos. Aproveite para colocar em prática algumas ideias: sugerimos levar para a sala uma bacia plástica com areia e outra com água, para brincar com a música. Baseada na cantiga, você poderá falar sobre o habitat de cada animal, levando sua turma a um conhecimento maior da natureza.

Trabalhando com carimbo das mãozinhas e dedinhos
Você também pode trabalhar a cantiga com carimbo das mãozinhas. Você vai precisar de papel craft ou sulfite, outro de sua preferência para carimbar os bichinhos.


DICA:  No fim da atividade, proponha a exposição das artes e monte um lindo painel sobre a cantiga usando os trabalhinhos.

Já já tem mais! Tem alguma dica? Deixe um recado.
Posted: 05 Aug 2013 04:39 PM PDT
A sugestão desta postagem é fazer um jogo da memória tátil com seus alunos, para desenvolver o aprendizado de cada um. A atividade pode ser aplicada para turma de 2 anos a seguir e pode ser feita com reciclagem de CDs, tampas plásticas, latas, pedaços de papelão...
quebra cabeça tátil feito com reciclagem de CD

A proposta tem como objetivo de desenvolver a percepção tátil, por meio das semelhanças e diferenças de texturas; associar formas geométricas, letras, números ou outras figuras e favorecer a inclusão social e a reflexão sobre as crianças com necessidades especiais.


Como que faz?
1. Pegue papelão, CDs ou qualquer um dos materiais sugeridos no primeiro tópico, como base para jogo. Eles terão a mesma função das cartas em um jogo da memória comum.
2. Pegue também os outros materiais e faça formas iguais em bases iguais com eles. Por exemplo, se fizer um triângulo com cotonetes, repita o mesmo procedimento. Assim as crianças conseguirão tatear e adivinhar corretamente as formas correspondentes.

Como que brinca?

1. Espalhe as peças no chão ou na mesa.
2. Coloque a venda nos olhos das crianças e, ao tatear, as peças deverão procurar seus pares.
3. Aquela criança que encontrar mais pares ganhará o jogo.

Dicas metodológicas
1. Apresente o jogo às crianças;
2. Apresente por meio da oralidade e da escrita a relação do material necessário;
3. Peça apoio para as crianças e ou seus responsáveis para trazer de casa o material de sucata;
4. Organize o material um dia antes da realização da oficina;
5. Confeccione o material na presença das crianças e, se possível, com ajuda das que tenham idade maior que 4 anos.
6. Jogue com as crianças e deixe-as jogarem sozinhas, observando e registrando o momento da brincadeira.

DICA 01: Explique aos alunos que os deficientes visuais utilizam muito o tato para conseguirem superar as dificuldades que possuem devido à falta do sentido da visão: usam, por exemplo, uma bengala que serve como extensão do braço; e/ou que a leitura em Braille também utiliza o tato.

DICA 02: Você pode enfileirar vários canudinhos, fazer montinhos de algodões iguais, fazer a letra "A" com canudinhos, ou mesmo outras letras que as crianças conheçam, quadrados com palitos, entre outros. É só usar a imaginação!

DICA 02: É interessante trabalhar essa atividade também como forma de fazer as crianças entenderem como um colega com deficiência visual "enxerga" o mundo. É uma forma de facilitar a inclusão.

Daqui.


Posted: 05 Aug 2013 03:59 PM PDT
Para os educadores que estão procurando algo fácil de fazer, barato e de bom gosto, os porta retrato com palitos de picolé são uma ótima opção!

Junte os palitos e seus alunos e mãos à obra, seja criativa! Postamos abaixo alguns modelos de porta retratos, feitos com palitos e colagem de vários materiais. Confira!
porta retrato feito com palito de picolé
Porta retrato com colagem de lantejoulas, em formato de casinha.
porta retrato feito com palito de picolé
Amei a colagem de algodão colorido, ótima dica para maternal.


porta retrato feito com palito de picolé
Lindooooo! Amei os detalhes, muito perfeito!

porta retrato feito com palito de picolé
Outro modelo de casinha, feito com palitos de picolé.


Posted: 05 Aug 2013 04:04 PM PDT
Oi gente!!!

Selecionei todo o links sobre folclore aqui neste Especial, confiram! Tem muitas ideias para trabalhar com sua turma!

- Trava linguas - máscara de sapo com prato

- 03 dicas para trabalhar folclore com berçário
- Trabalhando com trava línguas - O sapo
- Trabalhando com parlendas - 1, 2, feijão com arroz
- Como trabalhar nomes com cantigas de roda
- 03 dicas para trabalhar folclore com berçário
- Personagens do foclore com carimbo das mãos
- Como fazer um painel para o folclore
- Atividade com personagens do folclore
- PROJETO folclore para maternal
- 12 Personagens do folclore em EVA
- Bumba meu boi com caixa de papelão
- PROJETO folclore para educação infantil
- 07 dicas pra trabalhar folclore no maternal e creche
- Vários trava-línguas para trabalhar no folclore
- PROJETO folclore para ensino fundamental
- Mais de 25 cantigas de roda!!!
- Boliche do folclore com garrafa pet
- Parlendas ilustradas para imprimir
- LIVRO - Advinha o que é folclore
- Mais de 100 parlendas e trava línguas!
- Trabalhando o folclore na Educação Infantil 
- Dica de atividades para trabalhar folclore
Cantigas de Roda 1 - Coleção Disquinho
Posted: 05 Aug 2013 04:01 PM PDT
Os bebês e crianças pequenas gostam de ouvir histórias e prestam atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor. Por tais razões, atividades de leitura devem fazer parte da rotina de creches e de escolas de Educação Infantil. Mas o que ler para os bebês? E em quais momentos? Qual o tom de voz devo usar? Essas são algumas dúvidas que rondam a cabeça do educador de berçário e maternal. Vamos postar aqui algumas dicas pra te ajudar.

Conheça nosso curso de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, clique aqui!

O objetivo desta postagem é estimular o professor a ler para bebês e crianças pequenas, orientar sobre a escolha de textos, a pronúncia das palavras e os movimentos do corpo na atividade de contação de histórias para o berçário e o mini maternal. 
10 dicas para ajudar professores de berçário a contar histórias


Ao ouvir as palavras durante a contação de história e tentar pronunciá-las, os bebês também desenvolvem sua linguagem, mesmo que ainda não saibam falar. Vamos começar nossa aventura? Pra começar, ao contar histórias para bebês, é importante tomar algumas medidas para que eles não se assustem e chorem...
  1. Usar tom de voz suave, evitando gritos ou alterações bruscas de voz.
  2. Nunca fale alta ou grite em momentos empolgantes da história para não assustar o bebê.
  3. Não fazer movimentos bruscos com o corpo.
  4. Utilizar canções suaves, como os acalantos.
  5. Se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.).
  6. Evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos.
  7. Associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir.
  8. Ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual.
  9. Toque a criança com carinho e cuidado.
  10. Use sempre histórias e contos pequenos. Uma boa dica são parlendas (aproveite o folclore). Aí vão algumas sugestões.
Rei e rainha
'Essa é a história do rei e da rainha Ela queria fazer um bolo, mas não tinha farinha.'

DICA: Ao contar este conto mínimo, faça os gestos da rainha batendo a massa de um bolo.

Cadê o toucinho?
Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Está no mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Está amassando o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha ciscou.
Cadê a galinha?
Está botando o ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Está rezando missa.
Onde é a missa?
Por aqui, por aqui
No altar.

DICA: Comece esta parlenda fazendo movimentos bem suaves na mãozinha da criança e vá subindo pelo braço. Na hora do "por aqui, por aqui, no altar", chega-se até a axila da criança fazendo cócegas nela.

Serra, serra
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô.
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô

Dica: Coloque a criança no colo e segure em seus bracinhos fazendo o movimento de vaivém da serra enquanto cantarola a parlenda.

Janela, janelinha
Janela, janelinha
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...

Dica: Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).

Dicas daqui.
Posted: 05 Aug 2013 02:13 PM PDT
Quando a criança é estimulada, a aceitação do novo se torna simples e aprender a ler e a escrever pequenas palavras fica mais fácil. Conforme a criança vai evoluindo de um estágio a outro, é importante que ela conheça a grafia correta de algumas palavras.

Por isso estamos postando esta sugestão de atividade que vai te ajudar no processo de alfabetização de seus alunos. A atividade tem como objetivo ajudar cada criança a formar pequenas palavras utilizando famílias silábicas simples, trabalhar a ortografia e a leitura. Para turmas a partir de 6 anos.
tapete feito em eva para trabalhar famílias silábicas e ajudar na alfabetização
Crianças e tapete silábico da Colégio Scaranne.
De que vamos precisar?  TNT colorido (45 cm x 80 cm), diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um "bolso", alfabeto móvel, família silábica móvel e cola quente.

Como que faz? Cole os "bolsos" de E.V.A. no TNT. Aplique as letras móveis do alfabeto em cada "bolso". Posteriormente, abasteça cada "bolso" com sua família silábica correspondente.

Como que brinca e aprende? Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes. Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela. Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes para a escrita dessa figura.

Ex: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P. TA encontrada no bolso da família silábica T.

Desenvolvimento
Conforme as crianças vão evoluindo, além do ditado, trabalhe outras formas de ler e escrever como:
• Um aluno monta uma palavra e o amigo do lado lê a palavra formada;
• Um aluno faz o ditado e o seu companheiro monta as palavras, e assim por diante.

O professor fica responsável para o ditado (imagens/ figuras ou oral). É importante que nessa hora ele seja um ajudador e orientador no processo da formação da escrita e leitura.

Daqui.

Posted: 05 Aug 2013 12:58 PM PDT
Estou atendendo pedidos e postando 70 planos de aula para vocês! Os arquivos estão em pdf, é só clicar no link e baixar!!!
70 planos de aula para baixar

A "Câmara Viajante" na mata
A censura na história do Brasil
A computação quântica
A Copa do Mundo na escola
A diversidade religiosa
A Embalagem educativa
A inclusão por meio das artes
A influência da Tv nos jovens
A leitura crítica da mídia
A leitura crítica da mídia
A música orquestral na escola
A pequena sereia na escola
A primeira aula de Física
A Robótica no espaço escolar
A vida prática na sala de aula
Aprenda a gostar de Física
As férias na Estação Ciência
Brincando com a sensibilidade
Competição educativa
Conhecimento pela Música
Cultura e Culinária Francesa
Debate Político em Sala de Aula
Democracia racial em aula
Desafios matemáticos
Escola em movimento
Exercício "zen" em classe
Férias: conheça sua cidade
Histórias em quadrinhos
Histórias na sala de informática
Intertextualidade na aula
Jogo educativo na escola
Leve o teatro à sala de aula
Mapeando a comunidade
Música e poesia em classe
Nas ondas do rádio
Nosso idioma no mundo
O "parapan" nas escolas
O Carnaval na sala de aula
O curta-metragem na escola
O Desenho animado na escola
O Hip Hop na sala de aula
O Inglês nas ondas do rádio
O jornal mural na escola
O jornalismo nas escolas
O Pan na mídia e na escola
O projeto Educom na escola
O rebaixamento de Plutão
O Xadrez e a matemática
Os jogos digitais em aula
Os jogos Pan-Americanos
Os jovens e o Dia do Trabalho
Os quadrinhos na escola
Pantanal e a sociobiodiversidade
Páscoa e calendário lunar
Proposta de Videocarta
Responsabilidade Social
Santos Dumont, quadro a quadro
Sugestões de aula do JT
Teatro na aula de História
Um passeio educativo
Uma viagem ao Cerrado
Use a publicidade em classe
Use o blog educativo em aula
Uso consciente da água
Vamos construir uma casa?
Volpi no museu e na escola
Posted: 05 Aug 2013 04:10 PM PDT
Oi!!!
Estamos com este post começando uma série de postagens que tratarão sobre assuntos relacionados a Educação Especial... tudo para deixar suas aulas mais dinâmicas e atrativas com esta turminha pra lá de especial!

Como trabalhar com educação especial
Como planejamos atividades para uma educação especial ou estudantes de uma sala de recursos? Como em qualquer consideração na educação de necessidades especiais, é essencial entender o que são estas necessidades especiais. Os estudantes têm dificuldades físicas ou emocionais? Há estudantes incapazes quanto ao desenvolvimento? Visão ou audição prejudicada? Podemos então basear nossas atividades em torno das necessidades. Aqui estão algumas considerações gerais, seguidas depois por outras mais específicas. Vamos aos tópicos:
  • Seja atento aos fatores estressantes únicos que seus estudantes com necessidades especiais enfrentam. O que poderia parecer divertido para um estudante comum pode ser aterrorizante para um estudante autista.
  • Monitore a estimulação sensorial: novos sons, aromas, sabores e toques.
  • Mudanças são muito difíceis para muitos estudantes com necessidades especiais. Sua zona de conforme é estreita; novidades podem sem muito intimidantes. Assegure-os de sua segurança pessoal.
  • Limite as variáveis no ambiente. Muitos estudantes sofrem de sobrecarga sensorial, então, mantenha as coisas tão consistentes quanto possível. Mesmo ir a aulas como arte ou música pode ser traumático.
  • Esteja preparado para períodos difíceis, sendo calmo e consistente. Isto estruturará a confiança de seus alunos em situações novas.
  • Discuta opções com os alunos. Muitas vezes uma criança com necessidades especiais só consegue ver uma opção – "bater ou correr". Faça sessões de brainstorm com eles sobre o que fazer quando se sentem em perigo (pedir ajuda a um adulto, entrar em um corredor, etc).
  • Complete suas ações alertando outros integrantes da equipe ou adultos sobre os planos do aluno.
  • Seja franco com seus outros alunos, especialmente os "normais". Explique a situação e assegure a eles que serão mantidos seguros. Fale a eles sobre como interagir com alunos com necessidades especiais.
  • Quando selecionar atividades, fale com seus alunos. Pergunte como se sentem e o que apreciariam. Esta tende a ser uma boa hora para uma lição de linguagem. Escreva seus pensamentos no quadro, Use um quadro SQA se eles puderem fazer isto (S – o que eu sei sobre o que estamos fazendo, Q – o que eu quero aprender, A – o que eu aprendi). O quadro é encerrado após a atividade.
  • Para atividades dentro de sala de aula, opte pelo simples em vez do complicado. Este conselho aplica-se a todos os alunos. Eles têm uma oportunidade maior de êxito. A maior meta para a maioria das atividades é interação positiva em geral e comunicação, juntamente com exposição a novas coisas.
Créditos: Como fazer tudo.
Posted: 05 Aug 2013 04:13 PM PDT
Este plano de aula tem como objetivos trabalhar a identidade e a autonomia na educação infantil. As atividades também podem ser incrementadas ainda mais, basta usar sua criatividade. Espero que gostem! 

TEMA do Plano de Aula
Construindo nossa própria identidade

Livro trabalhado
"Maria Vai Com as Outras" de Sylvia Orthoff.
Baixe o seu livro aqui (imagens) ou aqui (texto).
plano de aula para educação infantil
Justificativa
Trabalhar com a história 'Maria Vai Com as Outras', o que possibilitará mostrar para as crianças que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.

Objetivos gerais
- Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
- Estimular a criatividade e o imaginário.
- Refletir sobre a identidade (Quem sou eu?)

1º Momento: Leitura do poema 'Identidade' de Pedro Bandeira. Imprima e distribua para a turma, clique para ampliar. Outra sugestão: 'O nome da gente', também de Pedro Bandeira.
plano de aula para educação infantil

plano de aula para trabalhar identidade

Na rodinha, conversar sobre os poemas e sobre a Identidade de cada criança.

2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff
Baixe o seu livro aqui (imagens) ou aqui (texto). Após contar a história "Maria Vai Com as Outras", conversar sobre as atitudes de Maria. Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam? O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam? Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?

3º Momento: Jogo de boliche.
Construir um boliche com garrafa pet, usando um desenho de ovelha colado na garrafa. 
Regras: Formar equipes para jogar (equipe A,B,C e D). Jogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas; Elaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe. Vencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.

4º Momento: Teatro/Dramatização/Fantoches/livro de eva
Fazer a dramatização da história "Maria Vai Com as Outras" usando fantoches, dedoches, aventais de histórias ou outro recursos que preferir. 
fantoches de vara para trabalhar identidade
Fantoches de vara da Gabi Balbi
Você também pode montar um livro da história em papel, eva ou feltro que tal? Veja o livro abaixo, tem moldes para você fazer!
livro feito em eva para trabalhar identidade
Livro para contar histórias, da Luana Cassola.


5º Momento: Finalização com oficina de sucata 
Uma linda sugestão é fazer com sua turma ovelhinhas na garrafa pet e encher de guloseimas ou pipoca. Depois da festa, a ideia ainda serve como porta trecos.
porta trecos de garrafa pet
Ovelhinha na garrafa pet, da Lurdinha Moreira.
Você também pode reaproveitar outros materiais reciclados para confeccionar lembrancinhas como caixas de todynho, copos de danoninho e outros.

Veja como fazer uma ovelhinha com colagem de pipoca AQUI.
atividades para trabalhar identidade

atividades para trabalhar identidade

AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.

Créditos para o blog da professora Ivani.
Posted: 05 Aug 2013 04:00 PM PDT
Pra você que está sem opção, meio perdida em suas aulas para as crianças pequenas ou para você que quer inovar, não deixe de ler estas 20 dicas de atividades para maternal, a maioria delas realizadas com material de fácil acesso, recicláveis que todo mundo tem em casa.
20 atividades para maternal, creche e berçário

01 - Música com materiais reciclados
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!

02 - Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.

03 - Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retângulo, etc. Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.

04 - Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima !
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papeizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima.

05 - Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.

06 - Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorzinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painel se trata.

07- Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Você poderá utilizar outros materiais para enche-la.

08 - Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.

09 - Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.

10 - Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo cante uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.

11 - Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel alumínio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se olhar no espelho.

12 - Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colocar nas colchas diversos balões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.

13 - Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.

14 - Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.

15 - Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.

16 - Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasguem ou para ser utilizada na confecção de papel machê – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.

17 - Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar . Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)

18 - Areia e cola
A areia pode ser muito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.

19 - Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.

20 - Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possível fazer um colarzinho! As maiorzinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.
Posted: 05 Aug 2013 04:00 PM PDT
Olá!

A dica de hoje para o dia dos pais é pra quem trabalha com berçário, creche ou mini maternal... é a vez dos bebezinhos... que tal ajudar os pequeninos a fazer sua primeira obra de arte? O resultado será um lindo quadro de borboleta para dar de presente para o papai no seu dia!
lembrancinha do dia dos pais para berçário

Para fazer basta carimbar os pezinhos nas cores indicadas e depois carimbar duas vezes para fazer a borboleta. Escreva o nome de cada bebê e coloque em uma moldura. Se não tiver moldura você pode fazer uma com EVA, papelão, papel microondulado...
passo a passo de lembrancinha do dia dos pais para berçário
Que fofo! Não tenho os créditos da imagem, se for sua me avise com um recado.
Posted: 05 Aug 2013 04:00 PM PDT
Oi meninas e meninos!
Estou postando aqui mais algumas dicas para berçário. Selecionei 05 sugestões de brincadeiras que considero muito importantes para serem realizadas com esta turminha. Lembrando que eles exigem muito cuidado, acompanhe tudo de perto com os olhos bem abertos. A repetição da atividade também ajuda na fixação do aprendizado. Dicas do blog Atividades para Maternal.
05 brincadeiras interativas para bebês
01 - Esconde-Esconde (para bebês)
Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.
IDADE A partir de 6 meses.
O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.
COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.

02 - Encaixes (para bebês)
Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
IDADE A partir de 6 meses.
O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.
BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.
COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso.
Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

03 - Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos… Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!
IDADE A partir de 3 meses.
O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.
BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.
COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.
Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.
ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes.
Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.

04 - Arte com mingau (para bebês)
Maisena, corante alimentar e água.
IDADE De 8 meses a 1 ano e meio.
O QUE DESENVOLVE
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitadas de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira. Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.

05 - Trenzinho da Identidade (para bebês)
IDADE De 9 meses a 2 anos.
TEMPO 30 minutos.
ESPAÇO Sala de atividades.
MATERIAL Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.
OBJETIVO Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
PREPARAÇÃO Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: "Olha a Aninha!", "Onde você estava?", "Na praia, não é?", "O seu biquíni era azul?", "Quem já foi à praia?" Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.
Posted: 05 Aug 2013 01:30 PM PDT
Esta é uma sugestão para trabalhar trava línguas, como postamos aqui nesta postagem. A ideia é fazer máscaras de sapo para a turma usando pratinhos de papel, mas uma máscara bem fofa com direito a língua e mosca!!! Uma graça do blog my little 3 and me

'Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.'

passo a passo de máscara de sapo feita com prato de papel

A máscara fica linda... a dica é indicada também pra trabalhar na primavera que já vem aí! Pra fazer você vai precisar de prato de papel, tinta verde e vermelha e papel manteiga para a mosca. Usando o molde risque o prato e recorte. Depois pinte e faça os detalhes do sapo. Pinte a língua de vermelha. Enrole a língua pra cima e cole. Agora é só cola a mosca. Com esta dica você também pode trabalhar a cantiga 'Sapo Cururu', fazendo uma paródia.

Paródia - Sapo Cururu
Sapo Cururu, na beira do rio,
Quando de repente maninha,
Uma mosquinha ele viu!
Ela era gordinha,
"Já estava no papo..."
Era muito esperta maninha,
Mas virou lanche de sapo.

passo a passo de máscara feita com prato de papel

Tem moldes! Créditos  my little 3 and me.
Molde de máscara de sapo feita com prato de papel

Posted: 05 Aug 2013 01:31 PM PDT
Oi gente linda do blog!

Recebi um email diferente ontem...
Não era pedindo para postar atividades, músicas ou coisa parecida. A Jane Martins me pediu dicas sobre como administrar melhor as finanças da sua escolinha, o Cantinho da Manu.
aprenda como montar e administrar uma escola infantil
Jane, eu pesquisei e descobri algumas dicas que irão te ajudar nesta difícil mas não impossível tarefa: como administrar melhor a renda da sua escola.


1º) Montei uma apostila no word com dicas (7 páginas) extraídas do curso Como instalar e administrar uma Escola Infantil, do CPT. As dicas eu encontrei no site Emprego e Renda. Na apostila eu coloquei os links e dados para adquirir o curso que vem acompanhado de livros e DVD.
Clique no link abaixo para baixar a sua!
aprenda como montar e administrar uma escola infantil

2º) Também descobri dois vídeos do conteúdo do DVD do curso, disponíveis no youtube. Veja os vídeos do conteúdo do Curso AQUI e AQUI.
3º) E por último, tem também uma apostila em pdf do Sebrae, Escola Infantil, um verdadeiro ABC para se montar e administrar uma escola. Baixe a sua apostila do SEBRAE AQUI.

Bom, espero ter te ajudado Jane, e também a todos que possam estar passando pelo mesmo problema... Boa sorte!
Posted: 05 Aug 2013 01:32 PM PDT
Oi gente!!!

Eu já postei AQUI uma ideia linda de embalagem para o Dia dos Pais. Agora estou postando mais um modelo simples, mas muito bonito, de embalagem: uma sacola decorada com botões e gravata, muito fofa!
sacola de papel decorada para fazer lembrancinha para o dia dos pais
Como que faz?
Pra fazer é muito fácil. Basta escolher a sacola que vai querer personalizar, colorida ou craft, e depois aplicar gravata de papel estampado (as bolinhas e zig zags estão em alta!) e os botões coloridos! Tem molde do lacinho!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...