Pages

Tecnologia do Blogger.

Plano de aula para primavera - O Jardim de Ceci - Pra Gente Miúda


Pra Gente Miúda


Posted: 12 Sep 2013 07:19 PM PDT

Plano de aula para trabalhar na primavera com turmas da educação infantil. O planejamento tem por objetivo realizar várias atividades desenvolvendo nas crianças o interesse pela preservação da natureza.

plano de aula
O 'Jardim de Ceci' com reciclagem de vários materiais.
Objetivos
- Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas;
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão e incentivar o aluno a ouvir os amiguinhos, bem como elaborar e responder perguntas;
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
- Conscientizar sobre os cuidados que devemos ter  para preservar a natureza.

1º - A história
Ler para as crianças a história O Jardim de Ceci, de Gerusa Rodrigues Pinto. Apresentar a eles a história de forma cativante, lendo compassadamente. Pra quem n-ão tem o livro para apresentar, segue a história, enviada gentilmente pela nossa amiga Elaine Casuccio, obrigada querida!!!
O Jardim de Ceci - Gerusa Rodrigues Pinto
Ceci era uma gatinha que gostava muito de flores. Todos os dias ela cuidava do seu jardim.
No jardim de Ceci moravam o beija-flor de bico comprido, a borboleta e a abelhinha, que trabalhava o dia inteiro sem se cansar.
Um dia, Ceci acordou muito doente e não pôde cuidar do seu jardim.
As flores sentiram falta da gatinha que sempre cuidava delas.
Quando o sol ficou muito quente, as florzinhas começaram a ficar tristes e a murchar.
Os bichinhos que moravam no jardim olhavam para o céu à procura de uma nuvenzinha.
Nisto, eles avistaram uma nuvem carregadinha de chuva.
Os bichinhos chamaram:
- Ó nuvenzinha de chuva, jogue um pouquinho de água sobre as florzinhas do jardim.
Elas estão morrendo de sede!
_ Me ajudem! – disse ela.
Os bichinhos começaram a empurrar a nuvenzinha até o jardim.
Que maravilha! As florzinhas ficaram tão alegres com a chegada da chuva...
Elas olhavam para o céu agradecidas.
A gatinha Ceci ficou feliz da vida, vendo o seu jardim novamente todo florido.
Conversar sobre a atitude de Ceci e seus amigos para com o meio ambiente. Questionar o que cada um pode fazer para preservar o meio em que vivemos. Depois, fazer perguntas relacionadas à história.
- Quem era Ceci?
- Onde acontece a história?
- Como ela cuidava do jardim?
- Quais eram os bichinhos que viviam no jardim?
- Quem ajudou Ceci? Como?

2º - Música, vídeo e dramatização
Cantar a música Primavera da Eliana e brincar com a turma. Baixe a música aqui. Realizar a dramatização da música com a turma.


3º - Trabalhando com poema 
Sugerimos trabalhar o poema Leilão de Jardim, de Cecília Meirelles, realizando várias atividades relativas ao poema.
Veja aqui várias sugestões para trabalhar o poema!!!
Leilão de Jardim
Quem me compra
um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão)

4º - Releituras de Romero Britto
Sugerimos a releitura da obra de Romero Britto, Casa de passarinho. Faça a releitura da obra com pintura livre em pratos de papel ou com colagem de materiais variados.


Outra sugestão maravilhosa: o gatinho de Romero Britto pode ser a gatinha Ceci, explore o tema! 


5º - Atividades com carimbo das mãos
Não deixe de realizar várias atividades com carimbo das mãos e pés. O tema jardim é rico em detalhes para se fazer este tipo de atividades. Carimbe bichinhos de jardim, flores, sol... Veja várias ideias para fazer jardim com carimbo das mãos AQUI.
6º - Oficina de sucata
Realizar oficinas para produzir várias lembrancinhas e personagens da história: passarinho, borboletas e abelhas... Algumas sugestões:

Passarinhos com tampinhas de garrafa pet

Borboleta com pratinhos de papel
Borboletas de EVA com pirulitos

Abelha com carimbo do pezinho

7º - Finalização
Ao final, a professora e os alunos farão um cartaz onde serão anotadas as conclusões de toda a turma sobre a preservação do meio ambiente. Nesse momento, a professora poderá avaliar se o aluno consegue se posicionar oralmente, demonstrando avanços em relação ao tema.
Finalize fazendo um lindo mural do Jardim de Ceci com material reciclado (veja primeira imagem) e uma bela apresentação e exposição de todos os trabalhos feitos durante o planejamento.

Adaptado daqui.
Posted: 12 Sep 2013 04:07 PM PDT

Atividade para fazer na primavera com turmas da educação infantil. A sugestão é indicada para fazer murais, painéis, lembrancinhas, atividades e também para realizar em planos de aula e projeto para primavera.

Oi gente! Sei que todo mundo adora dicas para fazer com as mãozinhas então vim postar mais algumas ideias para vocês. As 03 sugestões são feitas com carimbos das mãos, cada uma mais linda que a outra!

Linda sugestão com carimbo e recorte das mãos. 

Outra ideia perfeita!

Aqui, além das flores, temos lindas borboletas feitas com as digitais...

Posted: 12 Sep 2013 03:46 PM PDT

Sugestão de lembrancinha para fazer na primavera usando o carimbo das mãozinhas e EVA. Linda dica para fazer lembrancinhas, atividades, murais... Tem Moldes no fim da postagem!

Gente vejam que graça esta abelhinha feita com carimbo das mãozinhas e detalhes em EVA. Eu achei esta dica muito criativa e fofa para fazer nesta primavera, é muito fácil confira aí!

Pra fazer esta linda abelhinha você vai precisar carimbar as mãozinhas com tinta amarela e preta. Carimbe no papel e depois cole os detalhes em cima como a cabeça, as asas e o restante da paisagem. Linda sugestão para fazer painel de primavera, pode ser feita tanto em EVA quanto em papel, fiz os moldes!

Posted: 12 Sep 2013 03:27 PM PDT

Sugestão para fazer joaninhas com tampas plásticas coloridas, muito fácil! Ótima sugestão para trabalhar na primavera com projetos de educação infantil sobre o tema.


Você pode aproveitar tampas de qualquer vidro, é só fazer pintas pretas e o detalhe do rosto. Ótimas dicas feitas com reaproveitamento de materiais baratos, tampas de toddy são as mais acessivas e vai dar um lindo resultado!

Ideia perfeita para decorar, fazer lembrancinhas e oficinas de sucata.
Beijos! ♥
Posted: 12 Sep 2013 03:16 PM PDT

Aprenda como fazer um jogo da memória reciclado com pratos descartáveis. A dica é feita com figuras coloridas recortadas coladas em pratinhos, tem várias imagens de primavera para imprimir!


Esta é uma sugestão para trabalhar na primavera... a dica é para fazer jogo da memória ou outro tipo de jogo para trabalhar cores, famílias, numerais. Pra fazer basta imprimir as figuras no fim da postagem, recortar e colar nos pratos, picotando as bordas para ficar parecendo flores.

Com esta sugestão você pode fazer jogos diversos, móbiles, lembrancinhas... Clique nas imagens para ampliar e salvar em tamanho original!
Já já tem mais!!!

Posted: 12 Sep 2013 08:50 PM PDT

alfabetização é um dos processos mais complexos e importantes da vida educacional e social de uma pessoa. Os professores, pais e demais envolvidos devem ser muito bem preparados para que possam ter sucesso neste processo. Muitas das dificuldades de aprendizado de um aluno podem estar relacionadas a m processo de alfabetização que apresentou falhas em algum momento.

curso de alfabetização online
Tendo em vista a importância desse processo e a complexidade em efetivá-lo, estou divulgando pra você  o Curso de Alfabetização online para você, professor que deseja se especializar; assim como para você, que não trabalha com educação, mas deseja auxiliar seu filho ou alguém próximo nesse processo tão importante.

Neste curso você irá aprender: Diferentes teorias educacionais; Variadas formas e estratégias de ensino; Como lidar com as principais dificuldades no processo; Como funciona também a Alfabetização de Jovens e Adultos, entre outros. Aprenda tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com um tutor virtual, exemplos e exercícios. Você é quem escolhe o ritmo e o local em que deseja estudar, além de não ter um prazo determinado para concluir o seu curso. Você também pode baixar as apostilas do curso para arquivar e/ou imprimir. Ao final, receba o seu Certificado de Conclusão em casa, sem custo adicional.

O Curso é inteiramente on-line, com vídeo-aulas, apoio de tutor e apostila com atividades sugeridas para imprimir e copiar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O CURSO, clique AQUI!
Posted: 12 Sep 2013 01:14 PM PDT

Tudo que você vai precisar para trabalhar na primavera com seus alunos: tem músicas, poesias, projetos de educação infantil, planos de aula, lembrancinhas com reciclagem e muito mais!



Clique nos links abaixo para ver todas as atividades!

Posted: 12 Sep 2013 12:08 PM PDT

Aprenda a fazer abelhas com carimbo dos pezinhos para trabalhar na primavera com seus alunos. A atividade com carimbo das mãos e dos pés é maravilhosa, diverte e ensina, ótima para professoras do maternal.

Ideia perfeita e fofa! Ótima dica para trabalhar no planejamento A Abelha Zangona, que postei aqui, confira! 
atividade para trabalhar na primavera
Perfeito né? Veja também as abelhinhas com carimbo das mãozinhas, que fofas!
Ótima dica para fazer lembrancinhas, cartões, atividades e painéis de primavera! 
Posted: 12 Sep 2013 07:47 AM PDT

Atividade para fazer em sala de aula com turmas de educação infantil para aprender matemática. Veja como fazer abelhas usando prendedores de roupa, muito fácil. Ótima dica para trabalhar na primavera.

Vamos aprender hoje como fazer abelhas usando prendedores de roupa e limpa cachimbos. Os limpa cachimbos são muito usados em artesanato e podem ser encontrados em lojas de artigos para festa ou para artesanatos. Você também pode procurar em tabacarias. 

Esta é também uma dica maravilhosa para trabalhar no planejamento A abelha Zangona, aqui.

Como que faz?
O jogo é muito fácil de fazer. Você enrola dois limpa cachimbos no prendedor, um preto e um amarelo. Depois é só colar os olhos flutuantes e as asinhas, feitas com papel de seda branco. Super fácil!

Estão prontas as abelhas? Agora é só imprimir o pote de mel e escrever os números que vai trabalhar neles. A criança deve associar as abelhas aos números corretamente.

Amplie o molde clicando na imagem. Ideia daqui.




Posted: 12 Sep 2013 07:17 AM PDT

Sugestão para fazer flores com reaproveitamento de materiais. Aqui o material usado foi copos descartáveis coloridos, aprenda a técnica para aplicar com sua turma na primavera!


Vejam que ideia perfeita para fazer um lindo painel de primavera ou dia das mães. A sugestão é muito econômica, vamos precisar somente de copos descartáveis para fazer as flores, você pode fazer com copos cortados no meio ou inteiros. Com esta dica você também pode fazer lembrancinhas para as turmas de educação infantil.

Veja também como usar filmes antigos para fazer flores.


Outra dica maravilhosa: copos plásticos rasgados para fazer girassóis. Lindo!

Amo reciclagem e estas flores estão maravilhosas...

1 comentários:

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...